A SPE Macaé uma organização não governamental composta por profissionais da indústria do petróleo na Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Temos a missão de disseminar o conhecimento técnico em nossa indústria e fazemos isso estimulando o networking entre os nossos membros, organizando eventos técnicos de altíssimo nível e suportando capítulos de estudantes de engenharia de petróleo.
A SPE Macaé foi fundada em 28/12/1994 com a presença do presidente da SPE Brasil à época, Antônio Claudio Correa, hoje funcionário da PPSA.
A diretoria só foi eleita em 14/02/1995 sendo composta pelo presidente, José Luiz dos Santos (Químico); pelo Diretor de Eventos, Fernando Mello (Administrador), pelo Tesoureiro, Almiro Wilbert (Geólogo); pelo Diretor de Afiliação, Cosme Araujo (Químico) e pelo Diretor Francisco Stênio Bezerra Martins. Em 27/09/1996 a segunda diretoria toma posse, tendo como presidente o ilustríssimo José Formigli. Nessa época, a SPE Macaé se dedicava a organizar pequenos eventos técnicos e receber os palestrantes internacionais oriundos do programa Distinguished Lecturers.
O primeiro grande evento organizado pela SPE Macaé ocorreu em 2005 no Hotel Búzios Atlântico como foco em óleos pesados, o SPE Workshop “ Reliable Sand Control and Completions for Deepwater Heavy Oil” se mostrou um grande sucesso conseguindo atrair à Macaé participantes da Inglaterra, Australia, Noruega e EUA.
Em 2006/2007, tivemos a honra de termos dois profissionais da Bacia de Campos sendo escolhidos (Carlos Pedroso e Luis Bianco, ambos da Petrobras à época) para o programa de Distinguished Lecturers. Ambos correram o mundo dividindo o conhecimento adquirido na Bacia de Campos com outros profissionais.
Em 2007, a SPE Macaé começou a sua história de organização do congresso técnico da feira Brasil Offshore.
A feira não tinha tradição de conteúdo técnico e, em pouco tempo, entrou no radar dos grandes eventos internacionais graças ao trabalho de nossos voluntários.
Desde então, a SPE Macaé vem organizando, sozinha ou em conjunto com outras entidades, eventos de alta qualidade técnica, além, é claro, de suportar as atividades dos capítulos estudantis. Esses eventos estudantis já viraram sinônimo de sucesso: ENGEP na UENF em Macaé/RJ, PetroUFES na UFES em São Mateus/RS, PetroSUL e Meeting SPE na UFPEL em Pelotas/RS e tantos outros. Todas essas